24 de abril de 2011

João Cabral de Melo Neto - Biografia

     João Cabral de Melo Neto nasceu na cidade de Recife, no dia 09 de janeiro de 1920. Passou sua infância nos engenhos de açúcar; sendo amante do futebol, foi campeão juvenil pelo Santa Cruz Futebol Clube em 1935.
     É eleito, em 15 de agosto de 1968, para a Academia Brasileira de Letras na vaga de Assis Chateaubriand, e tomou posse na Academia em 06 de maio de 1969, na cadeira número 6, sendo recebido por José Américo de Almeida.
     João Cabral era atormentado por uma dor de cabeça que não o deixava de forma alguma. Anos antes, ao saber que sofria de uma doença degenerativa incurável, que faria sua visão desaparecer aos poucos, o poeta anunciou que ia parar de escrever.
     Já em 1990, com a finalidade de ajudá-lo a vencer os males físicos e a depressão, Marly, sua segunda esposa, passa a escrever alguns textos tidos como de autoria do biografado. Conforme declarações de amigos, escreveu o discurso de agradecimento feito pelo autor ao receber o Prêmio Luis de Camões, considerado o mais importante prêmio concedido a escritores da língua portuguesa, entre outros. Foi a forma encontrada para tentar tirá-lo do estado depressivo em que se encontrava. Como não admirava a música, o autor foi perdendo também a vontade de falar.
     Faleceu em 09 de outubro de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário